domingo, 18 de fevereiro de 2007

Encontro Marcado com ABIN



Entrevistado:Lord 7 Calaveras
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2057896822954440973

Data: Todos os dias On Line
Detalhes:Informações sobre a Agencia Brasileira de Inteligência


Eidi

15 Fev (3 dias atrás)
Lord,
você acredita mesmo em Teoria da Conspiração? Como ela funciona, aos olhos de um membro da ABIN?

Alan

15 Fev (3 dias atrás)
saudações
o que vc pensa sobre o destino dos investigdores da abin que abrem uma consultoria ou viram arapongas?

Riberto

15 Fev (3 dias atrás)
Olá
Minha pergunta é se nossa ABIN funciona mesmo e em que patamar ela fica quando comparada a agências como a CIA, o MI5, o Mossad e até mesmo a KGB da Rússia pós 1989?

Marianne ♪

15 Fev (3 dias atrás)
Tu acreditas que a CIA teve o dedinho no golpe militar de 64 no Brasil e na queda do Salvador Allende no Chile?


♥.♥Aíðล♥.♥

16 Fev (2 dias atrás)

Vc é/era membro / funcionário da ABIN? Em qual função / cargo? Caso negativo, qual sua relação com a agência?

FAGUNDES E DRI

16 Fev (2 dias atrás)
ABIN DEVERIA SER SUBORDINADA AO DPF?
Fala-se, inclusive, na transferência da ABIN para o Ministério da Justiça e na transformação da Agência em um órgão do Departamento de Polícia Federal (DPF).

Entretanto, subordinar a ABIN ao DPF poderá significar o colapso da atividade de inteligência no Brasil, pondo em risco a sociedade brasileira e nossas instituições democráticas.

O grande problema relacionado à integração da ABIN ao DPF diz respeito às funções, objetivos e métodos dos dois órgãos, que não coincidem.


André

16 Fev (2 dias atrás)
Sei nao se essa entrevista vai rolar, haja visto que é um serviço secreto, e vcs fazem perguntas demais.

Alan

16 Fev (2 dias atrás)
vc acha que a justiça argentina vai conseguir prender Henry Kissinger?

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
entrevista Abin respostas
É necessário esclarecer inicialmente que não sou membro da Abin. Sou, sim, um jornalista, ex-correspondente de guerra, familiarizado com questões de Inteligência, que já escreveu bastante sobre o tema.

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
teoria da conspiraçãqo
Não. Hoje em dia não dá para se acreditar em teoria de conspiração. Os instrumentops de comunicação estão extremamente velozes, permitindo checagens e rechecagens em tempo muito hábil. A Abin, acredito, por se tratar de uma agência moderna, inserida no seu tempo, trabalhará com fatos reais, com dados reais, com informações procedentes. É assim que se faz Inteligência séria.

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
arapongas e patamares
Olha, um ex-egente da Abin, aposentado, pode, eventualmente, abrir ou trabalhar numa agência particular de investigações ou integrar o complexo de segurança de uma empresa. "Arapongagem" é ilegal, tanto para espionar em favor de marido chifrado, para roubar segredo industrial ou político.

A Abin é uma agência de recursos modestos, se comparados com os de suas congeneres. Ainda assim, considero-a como uma ótima agêncuia, com muito bons operadores e analistas. O que vale numa agência, mais do que equipamentos sofisticados de escuta ou bisbilhotice, é o fator humano, o elemento humano. O agente de campo, o investigador. Vai uma dica, leiam o livro "Fator Humano", de Graham Greene, escritor britânico de alta qualidade, que era muito familiar aos assuntos de Inteligência na Grã-Bretanha.

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
Chile/função
Não disponho de elementos seguros, com relação ao Chile e a queda de Allende. Mas parece certa a informação de que a CIA instigou e financiou a greve de caminhoneiros que paralizou o país e deu início ao movimento contra Allende.

Nunca fui funcionário da Abin. Minha relação com a agência é a de jornalista em busca de material para trabalhar.

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
Subordinação da Abin ao DPF
Faço da opinião do Fagundes a minha própria. Jamais a atividade de Inteligência poderá estar subordinada a um órgão policial. Seria uma anomalia e um risco muito grande, tanto a propria atividade quaanto a manutenção da ordem democrática.

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
Kissinger
A justiça argentina vai conseguir extraditar o Kissinger quando...o Corinthians for campeão sem perder uma partida sequer.

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
CIA e Revolução de 64
A participação da CIA no movimento de 64 limitou-se ao fornecimento de análises ao governo norte-americano, para que pudesssem subsidiar a decisão de Washington em apoiar o movimento. Ação mais ativa ocorreu na área diplomática, com o embaixador dos EUA, Lincoln Gordon, atuando alem do escopo aceitável de um diplomata em país estrangeiro. Giordon avistou-se por diversas vezes com os generais-chefes do movimento de 64 para garantir-lhes o apoio de Washington. Cogitou-se, inclusive, de unidades da armada americana deslocarem-se para as proximidades da costa brasileira(leia-se Rio de Janeiro) para intervenção em caso de necessidade. Alguns dizem que o famoso Cabo Anselmo, infiltrado no movimento terrorista, era um agente da CIA. Isso não é verdade. O cabo virou casaca porque tinha medo de ser capturado pelo famoso Delegado Fleury e vir a morrer.


Marcelo

16 Fev (2 dias atrás)
Lord, tenho um questionamento que talvez se enquadre na definição de "teoria da conspiração"...

Tive há pouco tempo uma conversa com um ex membro do extinto SNI (serviço nacional de informação), que me disse que grande parte dos segredos políticos "escândalos" que passarama correr pela imprensa teriam sido "vendidos" à jornalistas por elementos que faziam parte do SNI, e não foram "aproveitados" quando da criação da ABIN.

Eu particularmente considero a ABIN uma organização bastante inferior ao SNI. você acha possível uma comparação?

André
(gerenciar)
16 Fev (2 dias atrás)
Como se é possivel tornar-se um membro da Abin ou qualquer serviço de investigação?

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
venda de dossiês
É a pura verdade, meu caro. Isso ocorreu com bastante frequência, envolvendo até um conhecido repórter da ISTOÉ, hoje fora da empresa, que era campeâo em obter esses tais dossiês. Em muitos casos, saiba, não eram nem comprados. O agente os entregava por pura vingança ou numa tebntativa de achacar o(s) envolvido(s).

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
ABIN vs SNI
Ora, meu caro, a Abin é uma agência que funciona sob um regime democrático, sendo sujeita às leis, às normas constitucionais, etc. Nunca foi inferior ao SNI. O SNI, se você não sabe, atuava acima da lei, com truculência e burrice. Poucos eram verdadeiramente profissionais, a esses eu rendo as minhas homenagens. Os quadros do SNI, a exceção das chefias, eram compostos por elementos recrutados nas forças armadas - soldados, cabos, sargentos, etc - não tinham formação de área. Os bons, poucos vieram das áreas de Inteligência militar, como CIEx(Centro de Informações do Exército), Cenimar(Centrode Informações da Marinha) e Secint(Secretaria de Inteligência da Aeronáutica). Os bons, os técnicos, não torturavam, não matavam, muito embora houvessem algumas tristes exceções.

Como entrar na Abin ? Fique esperto e preste atenção quando elas abrem concurso. Há 2 anos, se não me engano, houve concurso para admissão em diversos setores da agência

Alan

16 Fev (2 dias atrás)
o que vc acha do repórter marcos losekan(globo) e da pauta dele?


Alan

16 Fev (2 dias atrás)
é do escopo da abin questoes mercadológicas e distribuiçao e exploraçao de comodites?
Lord 7 Calaveras
(gerenciar)
16 Fev (2 dias atrás)
losekan
Não percebo amínima relação da pergunta com o assunto em pauta

idem idem para a próxima questão

Alan

16 Fev (2 dias atrás)
reformulando...
perguntei sobre o losekan por causa da sua experiencia como reporter de front de guerra, para saber o que acha da forma como ele conduz a sua pauta, que para mim particularmente é detestável. gostaria de saber a sua opinião.

gostaria de saber se a abin trabalha com coleta de informaçoes para abastecer o governo, no sentido de entender e informar quais os interesses por traz de grupos, como a votorantin, vale do rio doce, corporaçoes no geral.

a abin investiga esses grupos para repassar informaçoes sobre a movimentaçao financeira, quais sao os passos que esses grupos tomarão e se esses passos sao conflitantes com os interesses do governo?

isso faz parte do escopo da abin?

o que normalmente faz parte do escopo investigativo da abin?

ps-desculpe pela primeira formulaçao das questoes.


♥.♥Aíðล♥.♥

16 Fev (2 dias atrás)

Acho que não entendi bem essa relação do antigo SNI com os "escândalos", se é uma agência do governo, não acabou, por tabela, trabalhando para o inimigo?

Que tipo de interesse há em uma agência de inteligência brasileira descobrir as falcatruas de seu próprio governo? Imaginei que o SNI ou a ABIN tivessem como objetivo "defender" o Brasil de possíveis ameaças externas e não internas...

Nataniel

16 Fev (2 dias atrás)
Voce não acha que a ABIN esta com poderes muito limitados, não acha que seria mais eficiente se pudesse operar com liberdade quase igual a concedida ao SNI???

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
losekan
De um ponto de vista absolutamente profissional, a cobertura do LOsekan foi correta no Oriente Médio. Não o qualificio como correspondente de guerra porque sua permanência na região foi limitada e o escopo de sua cobertura limitado ao conflito palestino-israelense. Pessoalmente, não gosto do cara, mas admito que trabalhou certinho como a Globo gosta

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
grupos & interesses
Nós e a torcida do Flamengo sabemos quais são os interesses dos grupos que você nomeou: LUCRO. Afinal, não há nada de mal nisso, n~çao é ? Vivemopsnuma sociedade de pretenso capitalismo neo-liberal, daí... A Abin não trata dessas coisas, existe um serviço de Inteligência ao interior da Receita Federal que investiga deslizes e maracutaias financeiras. A Abin só entraria emação se algum desses grupos ou todos estivessem tramando a mudança da ordem política vigente, através de golpes certeiros na economia, tentando desestabilizá-la.

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
Abin & Investigação
A agência municia o governo com dados que lhe permitam tomar decisões em assuntos estratégicos. O MST, por exemplo, preocupa o governo e por conseguinte obriga a agência a ficar de olho no movimento prevendo e informando sobre suas ações selvagens. Se o governa age ou não afim de coibir os abusos do MST, isso não é problema da Abin. A Abin, por outro lado, tem o seu serviço de contraespionagem. O Brasil é literalmente visado por agências estrangeiras que se atrevem a recrutas nossos cientistas com o objetivo de se inteirar de nossos programas(secretos ou não) na área nuclear, aeronáutica, etc. Mas isso é outra história.

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
SNI & Escândalos
Ora, amiga, o antigo serviço tinha tambem, ao lado dos bons profissionais, gente inescrupulosa que fazia tudo para faturar algum. Assim, dossiês eram montados com a finalidade de se chantagear gente de rabo preso. Quem resistia, não pagava, era exposto por determinada mídia.

Você confunde as coisas, amiga. As agências não têm interesse em investigar falcatruas no governo a menos que o próprio governo tenha interesse em descobrí-las. No tempo do SNI, reitrero, a situação era diferente

Lord 7 Calaveras

16 Fev (2 dias atrás)
poderes da Abin
A Abin trabalha como deve trabalhar uma agência de informação num regime democrático. Dar-lhe mais poderes, para qu|ê ? Para grampear telefones sem autorização judicial, bisbilhotar indioscriminadamente a vida do cidadão, do líder sindical ou do político ? Se vc, amigo, tem uma mentalidade totalitária, pode admitir que a Abin trabalhe com a mesma liberdade(fora de controle) como ocorrera com o SNI

Celso

17 Fev (1 dia atrás)
Sumiço dos papéis da ditadura
Recentemente, a Folha de S. Paulo deu grande destaque ao fato de que documentos do SNI relativos à ditadura sumiram dos arquivos da Abin.

Pouca gente percebeu, mas a matéria da Folha relata que o jornal fez uma solicitação formal de material que deveria estar lá, mas não estava. Recebeu a resposta negativa e fez triunfalmente seu auê.

Então, fica óbvio que alguém soprou à Folha que a documentação não estava mais lá.

O que você poderia dizer sobre esse episódio? Que risco corre esse informante, já que o pessoal da Abin também deverá ter percebido que alguém deu o serviço?

Lord 7 Calaveras

17 Fev (1 dia atrás)
Papéis da Abin
Há um engano e eu trato de explicar. A Abin deveria ter herdado os arquivos do SNI, mas se isso ocorresse poderia expor muita gente, oficiais graduados hoje, que integraram o serviço e seriam passíveis - apesar da tal Anistia - de serem denunciados como torturadores, etc. Havia documentos, por outro lado, referentes as relações entre o SNI, a CIA e serviços de paísee vizinhos que integraram a chamada "Operação Condor"(eliminação dos riscos políticos no Cone Sul). Para finalizar, grande parte dos arquivos do SNI está em poder do CIE(Centro de Inteligência do Exército). Quem denunciouo sumiço da papelada, bem, como vou saber ? Se pegaram o cara, ele certamente foi punido.

Lord 7 Calaveras

16:50 (12 minutos atrás)
encerrando
Amigos,

fico contente se puder ter conseguido ajudá-los a eesclarecer algumas dúvidas sobre a Abin. Se isso não tiver sido possível, minhas sinceras desculpas. grande abraço a todos. mário

Ponderador
(gerenciar)
17:00 (2 minutos atrás)
-->TÓPICO ENCERRADO<--
POstagens seguintes serão deletadas.
Agradecemos a todos e em especial ao entrevistado Lord 7 Calaveras.
Saudações.

Nenhum comentário: