domingo, 18 de fevereiro de 2007

Entrevistando Um Gótico



Convidado: YurixgladiuS
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3199718182483821660


YurixgladiuS
(gerenciar)
13/11/06
Opa.. estou aqui a disposição de todos...

Nadilson
(gerenciar)
13/11/06
Yuri,
Quem foi o primeiro gótico??

Peter Leal
(gerenciar)
13/11/06
Oi YurixgladiuS.

Você se considera um gótico tradicional (para o qual o gótico é uma visão romântica, medievalista e surrealista de alguns aspectos da vida) ou um neogótico (para o qual o gótico é meramente uma opção estética/musical)?

YurixgladiuS
(gerenciar)
13/11/06
Nadilson, A Sub-cultura Urbana Gotica foi criada na junção de varios fragmentos de outras culturas mas, o pilar central foi a musica (meados de 80 na Europa) a Primeira Banda chamada de "gótica" por um Jornal Britânico foi a Bauhaus com sua musica Bela Lugosi’s Dead. Porem na época já haviam outras bandas que tocavam com a mesma temática melancólica e tinham em faziam em suas letras referencias a escritores romanticistas como a proprio Bauhaus que basiou esta musica em um repuiem do Conde Bella F.D Blasko

Peter Leal, tradicional, neo, xiíta, ect são divisões dessa atual década(00)... a Sub-Cultura esta passando por tranformações MUSICAIS (como todo estilo musical), o medievalismo, surrelismos são coisas diferentes que estão sendo trazidas para a Sub-Cultura, isso só comecou a ser confundido com a própria no meio de 90 pra cá... o neogótico é uma expressão da arte gótica... isso temos no Brasil.. (Igreja da Sé) igreja com pilares grandes, arquiados, vitrais cada um represantando uma ordem (fransiscanos, salesianos, ect) no topo dos pilares fauna e flora nacional, ect... isso é neogótico..
Acho que o ponto que vc queria deixar claro era referente a minha posição dentro so estilo musical.. eu escuto de tudo desde the cure, the mission, UKDecay (todas finais de 70 e inicio de 80) até bandas de garagem que estão ensaiando hj, que tem uma forte influencia do Techno, e do EBM (Eletronic-Beat-Music)...

Kid
(gerenciar)
13/11/06
http://hbdia.blogspot.com/2005/12/em-maro-de-2004-na-sequncia-de-um.html

Isso define "goticismo".

YurixgladiuS
(gerenciar)
13/11/06
ótima satira, kkkkkk muito bom mesmo.... só realço que gótico não tem nada ver com se deprimir e se amtar, ams emsmo assim os adolescentes se pegam nisso.. mas muito bom cara....

Nadilson
(gerenciar)
15/11/06
YurixgladiuS
Parece-me que o os góticos, pelo menos aqui no Brasil, são, em sua maioria , jóvens. Pelos movimentos am que vcs comparecem, vsc teria uma estatistica sobre a faixa etária predominante dos integrantes deste movimento? A que vc atribui a adesão ao movimento, invariavelmente, na fase da adolescencia?
Um abraço.

YurixgladiuS
(gerenciar)
16/11/06
Nadilson
Infelizmente não temos estatisticas e nem como medir isso, até pq não é uma organização, e sim uma "tribo urbana".. a Inclusão de um adolescente pode ser dado por "N" fatores, ultimamente (final de 90 e inicio do 00) foi por causa de Bandas como Nightwish, Evanescence, Tristania, After Forever entre outras(todas não são góticas) POREM ultilizam uma temática, um vestuario, e são a cultura POP do Heavy Metal (sem ofender os fãs por ae, mas é mainstream e isso é indiscutivel)... Então apareceram essas bandinhas cultura pop total, vendendo imagem, expressão e identificação.. o que mais um recém adolescente qr a não ser uma identidade, e assim popularizou o gótico e distorceu tudo tb... o Brasil é um pais tropical, não fomos invadidos por Godos, nem tivemos influencia direta do iluminismo, realismo, da literatura sombria de E. Allan poe, ect.. então a "gurizada" ficou sem referencia para a diversidade do "gótico" e sem referencia pra transformação da palavra... virou moda por uma qeustão de identificação... Agora eu pessoalmente comecei a me envolver com a musica aos 10 anos... estudar e ler aos 13.. e estou com 23 e continuo apaixonado :D espero ter respondido ;)

Asmond
(gerenciar)
31/12/06
Olá, a pergunta, por favor se possível me responda!
O quem vem a ser morte, existem anjos e demônios?
O que vem ser a vida e a existência?
Obrigado e saudações!

Kelly
(gerenciar)
1 Jan
por que a fascinação com a morte, e com a estética cadavérica?

isso tem algum componente sexual?

existe ligação entre o "goticismo" e à necrofilia, naquele estilo descrito (por exemplo) pelos poemas de Alvares de Azevedo, Edgar Allan Poe, etc?

isso fica só no terreno da fantasia, ou há os que chegam às "vias de fato"?

Kelly
(gerenciar)
1 Jan
em tempo: tais perguntas não têm caráter inquisitivo ou acusatório, nem a você, nem a qualquer membro específico do goticismo.

se referem unicamente ao movimento cultural, para fins de esclarecimento, e dissipação de valores pré-concebidos passados pela "massa" a respeito do grupo (que não sei se são verdadeiros ou não, mas minha intuição diz que não são).

peace..

YurixgladiuS
(gerenciar)
3 Jan
Asmond

1- Isso é teologia não tem nada haver com a sub-cultura gótica, vai de cada 1 e sua crença.

2- isso tb vai da interpretação de cada 1, veja bem o Gótico não é uma IDEIOLOGIA e nem uma RELIGIÃO, é um movimento urbanos que juntos varios fragmentos em comum.

3 de nada, volte sempre ;)


Kelly,

Holá ;)

1- A estética gótica (tentarei ser o menos romantico e mais na terra o possivel), é nada mais que uma identificação de grupo, o visual gótico, re-lembra muito a moda "Vitoriana", o branco e aparencia de morbido é a falta de apego ao material, mas ha inumeras explicações.. o Preto por exemplo.. pode significar morte, ausencia de vida, ou para alguns dentro da propria cultura significa Conhecimento, com base nos padres da antiguidade que eram expulsos da igreja usavam só preto, pois sabiam ler e escrever, mas não usavam o colarinho branco... EU PESSOALMENTE acho muito bonito, e tenho uma identificação mais facil com pessoas do mesmo visual, mas nada impede deu passar horas na noite com uma paty, essa regra não vale pros emos, rsrsrs

2- Não nenhuma. A necrofilia é um disturbio psicológico, e sim há casos, e até bandas que já lançaram cds com este tema como a "Sex By Force", mas isto é mais publicidade e exploração do lado pervertido do sexo, não é algo que seja promovido ou aceito pela cultura.

3- Sim nesta ultima decada o Gótico ganhou um publico bem "jovem" hehe e estes confudiram e divulgaram muita desinformação, criaram uma série de lendas e de que o gótico é se deprimir e esperar a morte, o que não é verdade.

Obs: alvares de azevedo, possui uma literatura Barroca, e Edgar escrevia terror, mais tarde foi considerado como gotico (mas ele jah tinha ido coitado nem aproveitou os royalities) mas Edgar contribuiu e muito para a construção da cultura.

desculpe a demora... e espero ter esclarecido algo, qualqr coisa estamos estou aqui ;)

Viviane
(gerenciar)
4 Jan
Olá!
Leio muito sobre a sub-cultura gótica desde os 19 anos, e infelizmente vejo que tem se tornado mais uma modinha de adolescente do que uma sub-cultura!!! Gostaria de saber como você vê essa exposição exagerada na mídia (principalmente sobre bandas que nem góticas são!), que na maioria das vezes distorce tudo??
Até mais!

Leonardo
(gerenciar)
4 Jan
O que mais te deixa feliz como gótico?
Para ser gótico, precisa escutar o estilo de musica correspondente?
Qual a relação (se é que existe) dos atuais góticos com os godos da antiguidade/idade media?
O ‘goticismo’ está em decadência? Se sim, quando foi o auge?
Obrigado.

YurixgladiuS
(gerenciar)
6 Jan
Viviane,


Moda passa, tudo passa..

"A verdade sobre a vaidade, é que tudo é vaidade" (Salomão)

Eu vejo que tudo virá a se tornar Moda, e nós como góticos somos apenas participantes do "movimento", mas tudo tem seu fim, e quando isto chega a essencia permanece e uma nova visão dela é reconstruida, ou seja eu não me apego a moda e nem fico irritado com o carnaval de lendas que são criadas, tenho consciencia que sou apenas um "co-participante" no andamento da Gotico no Brasil.

Essa moda, de certo modo trouxe o lado bom e ruim.. bom é que com os olhos do Mercado, nunca tantos artitas góticos foram bem recebidos, e tiveram uma oportunidade maior de se expressar, com a moda musical em alto, elevou os livros, a pintura, o vissual.. a 9 anos atraz eu tinah que encomendar uma camisa de babado vitoriana pela net, e isso me custaria muita grana, hj posso escolher os modelos em uma loja com um custo MUITO mais acessivel... o mundo gira em torno do mercado, não ah como a arte sobreviver ou o movimento que for sobreviver se ele não estudar e pegar carona no Mercado, os punks reclamam do capitalismo, mas o cuturno deles é feito de petrolio.... "traidos pela propria causa" (Gorge Lucas)

O ruim é que tudo virou uma salada de frutas, e basta usar preto e cantar lirico que vc como banda é considerado como "gótico", o que ambos sabemos que isso não tem NADA haver com a sub-cultra... meu posicionamento é o seguiente, quando os pirralhos aparecem eu converso com eles, explico a hisótira, o surgimento.. resumindo.. DESMISTIFICO, no "plano Virtual" do Brasil ultimamente temos visto um crecimento de varios sites e até literatura lançada para desmistificar o mito... "themousoleu" e "carcase" (mais tarde posto num to em casa, e to com pressa, rsrs), tem essa presocuylpação de trazer informações prescisas sobre o gótico e tentar diminuir a ignorancia e ondas de lendas que foram criadas nesta ultima decada..

YurixgladiuS
(gerenciar)
6 Jan
sobre as bandas eu não escuto e não gosto do "gothic-metal" pra mim são tudo bibas-metal, ou metal melodico, o "gothic-metal", é mais uma vertente comercial do que prudução musical mesmo da cultura, mas o que acho ou deixo de achar não importa muito para o vendeder pois pra ele metal e cpm22 é tudo "pesado"... temos é que divulgar sites e informações certas para as pessoas, quando mais rapido desenvolverem o senso critico e mais mais saberem doq ue estão falando, menos moda a cultura se tornara, e menos "prostituida" sera... esta é a minha visão pessoal.

YurixgladiuS
(gerenciar)
6 Jan
Leonardo

to sem tempo na lan.. mas assimq ue entrar novamente te respondo;) to na estrada viajando...

YurixgladiuS
(gerenciar)
15 Jan
1- Eu sou feliz.. independente de ser gótico ou não... mas dentro da cultura o que mais me atrai é a musica... uso muito para me inspirar ou aumentar os animos...
2- Para ter o "Rótulo" basta ter respeito das demais pessoas e isso implica em ter conhecimento, sobre o que vc gosta ou diz ser... sim, estudar a história da musica, literatura, visual, é presciso se informar... mas eu não costumo me rotular de gótico... normalmente respondo.. Bastar ser Humano e ter identificão com a cultura...
3- Nenhuma.. é tudo lenda... os godos só criaram a "Palavra" (Goth), mas ligacao com a cultura de hoje, nenhuma...
4- gotiscimo não exite (pois não é uma religião e nem uma cultura completa... (para ser exato é chamado de sub-cultura urbana)... Não teve auge e nem esta em decadencia sofre tranformacoes como todos os outras "tribos urbanas".
5- De nada, entre e fique a vontade.. caso for o ultimo a sair favor desligar a luz...

Gustavo
(gerenciar)
15 Jan
Você tem alguma coisa contra o que você chamou de "bibas metal"???? Conheço vários góticos bissexuais e muitos, assim como eu, que são góticos homossexuais mesmo, até porque a homo e bissexualidade existem em todos os grupos sociais, sem exceção.

YurixgladiuS
(gerenciar)
15 Jan
"Bibas-metal" é expressão de metal alegre feliz, varias cores e solinhos agudos, é como colocar Ironmaiden e After Forever na mesma prateleira por causa do ritmo musical (excluindo a tematica)... eu num tenho nada contra... estava me referendo ao estilo musical e não as pessoas...

Luís
(gerenciar)
15 Jan
Yurixgladius,

Temos visto que a maioria das "tribos urbanas" se identifica, a princípio, com uma espécie de visual.
A que isto se atribui? No caso dos "góticos", qual a importância da vestimenta? É possível ser um gótico ser caracterizar-se, esteticamente, como tal?

Jorge
(gerenciar)
15 Jan
Yurixgladius
Ola,

Convivi com Góticos muito tempo(lá pelos meus 14,15 anos)e reparei uma característica frequente neles,a arrogância(obviamente há excessões).
Na época,imaginava que era uma defesa contra os preconceitos sociais que sofriam.Depois,percebi que essa característica era o principal recrutador de jovens ao movimento.A "arrogância gótica" transmitia a esperança de ser "alguêm" fora das imposições sociais.Visto que as pessoas que observei que se tornaram góticas,muitas delas eram antes alvos de hostilidades em classe,não correspondiam a padrões de beleza impostos pela sociedade ou tinham baixa estima.Depois tornaram-se extremamente confiantes e fortes.

1-Acha que a busca por ser sentir "alguêm" dentro do movimento gótico,desvia do estudo da cultura gótica?
2-Você acha que o movimento gótico,de certa forma,cumpre uma função de inclusão social aos jovens atualmente?Se sim,isto é bom ou ruim?porque?
3-E acha que devido a esse papel exercido,o movimento tenha se banalizado?E qual seria solução para reverter isso?

obrigado!

obs:No texto acima não tive nenhuma intenção de ofender os góticos e nem mesmo cultura e o movimento.Os fatos relatados foram observados por mim e estão longe de serem verdades absolutas.O entrevistado tem todo direito de me corrigir se necessário.

Gustavo
(gerenciar)
15 Jan
Yurixgladius;
Ok, entendi agora, obrigado pela resposta!

Nenhum comentário: